Inicial | Postagens RSS | Comentários RSS | Editar

Súplica do Excluído

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

(Segunda Classe - Tarsila do Amaral)
.
.
.
SÚPLICA DO EXCLUÍDO
(André L. Soares)
.
Um certo dia, quis crer que o mundo fosse um todo,
pensei que a lei, somada à fé, faria isso logo;
mas quanto mais o tempo passa, mais me afobo,
posto que a paz pretensa nada é... além de engodo.
.
Nas tantas lutas tentei ser correto e probo,
mesmo nem sempre sendo justo o pão que logro;...
visto que há dias em que é mais podre o fel que provo,
quando a derrota, enfim,... parece vir em dobro.
.
De vida simples, do interior,... fruto do povo,
respeito as regras, mas somente a Deus me curvo,...
sigo sonhando com um tempo de amor,... novo,
.
em que o humilde seja mais que mero estorvo...
- tão limitado em seus direitos -, sob sol bruto,
...vivendo a pão-e-água, dominado a ferro-e-fogo.
.
.
.
.
Leia também:
Alma de Poesia /Gritos Verticais /Natureza Poética /O Poema de Cada Dia /Poética Herética /Raiz de Cem /Sons de Sonetos


37 comentário(s) to Súplica do Excluído:

Rita Costa disse...

Esse quadro de Tarsila do Amaral casou tão bem com "Súplica do Excluido".

É um prazer poder apreciar suas postagens, André.

Sempre versos lindos e muito bom gosto.

Parabéns, querido Poeta!;)

Beijinhusssssss

Rosangela A. Santos disse...

Lindo ..

É a primeira vez que venho ao seu blog .. fiquei encantada com os seus poemas .. parabéns!!

Abç.

http://www.analucianicolau.adv.br

Multiolhares disse...

Quantas guerras se fazem pala paz
a paz não passa de uma utupia
beijos

ADRIANO NUNES disse...

Caros poetas,

Interessante criar um blog para sonetos. Deixo aqui um dos meus sonetos, SONETO IV, que foi dedicado ao Péricles Cavalcanti e que foi postado pelo poeta e filósofo Antonio Cicero em seu blog:

"SONETO IV" (PARA PÉRICLES CAVALCANTI)


O PENSAMENTO
PESA O POEMA.
POR QUE SUPÕE
SER ASSIM LEVE


COMO UMA PENA?
POR QUE SEQUER
NADA PONDERA
OU PRINCIPIA?


O PENSAMENTO
É MESMO CEGO.
POR QUE NÃO VÊ


QUE SÓ O POEMA
TUDO SUPORTA,
TUDO SUSTENTA?


Abraço Forte!
Adriano Nunes.

Serena Flor disse...

Vim agradecer-lhe por ser seguidor do meu blog e fiquei encantada com teu espaço. Belas poesias e sonetos meu caro...parabéns!
Beijos e de agora em diante passo a te acompanhar também ok?
Voltarei muitas vezes...bjs.

CelyLua - O blog das Letras disse...

Olá Nobre poeta André,
Agradeço de coração por você ser seguidor do meu blog, muito obrigada!Também estou encantada com seu blog...repleto de fantásticos textos!
Adorei ler estes belíssimos versos... parabéns e aplauso!
“FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!”
Bjs da sua também seguidora,

Cely Cavalcanti.

Mai disse...

Olá, André.

Vim deixar-te um abraço.
Vi, há pouco, que és o mais recente seguidor do "inspirar-poesia"
Isto me honra, porque chego aqui, apenas com um abraço, e saio repleta de emoção.

Eu voltarei mais vezes. Com bastante tempo, para ler posts mais antigos, inclusive.

Carinho!

Que 2009 seja especial para ti.

Bill Stein Husenbar disse...

Encantado com tanta maravilha.

Boas festas.

http://desabafos-solitarios.blogspot.com/

Celamar Maione disse...

Coisa Linda !
Também sonho, mas acredito que ainda não seja a hora....
falta tanta coisa.
Você tem muitos blogs.
Obrigada por acompanhar o meu.
Feliz 2009!
Abs

A Dona do MundinhO disse...

Oi andré!!!
estava fuçando meu blog qdo vi que vc se tornou seguidor dele!!! e eu nunca te fiz uma visitiinha pq nunca vi...
Desculpeeeee

seu blog eh lindO!!!
suas poesias encantadoras!!!

um beijãO viu??

Meu mundinho estárá sempre de portas abertas para ti!!!

Criiss

Inside Me disse...

oi, obrigada pela presença, feliz 2009 pra vc!

Sonia Schmorantz disse...

É preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar.
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos, de motivos.
O importante é viver cada momento e aprender sua duração,
pois a vida está nos olhos de quem sabe ver...
Desejo que no ano que vem, você...
Realize todos os seus sonhos;
Descubra a cada dia coisas novas para realizar esses sonhos...
Não tenha medo de viver o momento em que eles acontecerem;
E, nesses momentos, descubra novos sonhos.
Feliz Ano Novo!

O mar me encanta completamente... disse...

Lindo demais...
Não precisa dizer, o coração se encarrega do entendimento.
Vc, talvez sem querer, decifrou o quê só o ouvido interior é capaz.
Parabéns!

Meu carinho sempre...
Com os votos sinceros de um 2009 de luz e paz para ti e os teus.

Beijos

Glória

Inspirações disse...

Um Feliz Ano Novo. Que Seus sonhos se realizem durante o novo ano. Estarei acompanhando o seu blog de hoje em diante. Não deixe de acompanhar o nosso também (http://inspiracoesmatinais.blogspot.com ).

Um grande abraço...

Fabiolafas disse...

Lindooooo!!!
Amei o seu poema, que ficou maravilhoso junto o o quadro de Tarsila do Amaral!!

Parabéns!!

Isa disse...

Cheguei e gostei tanto do q. vi e li!
Beijo.
isa.

Vivi disse...

Sonhar com um tempo de amor com i tempo atual.....
Isso é que é sonho....

Marisa Pimenta disse...

Nossa q bom poder saber quem vc é. Obrigada por seguir meu blog. Conheci hoje o seu e já gostei mto. Sua poesia é linda. Não escrevo poesias,gostaria,mas não tenho talento. Gosto de bons livros e de bons textos. Ainda não vi os outros blogs. Olharei com calma. Vou ser sua leitora, sempre. Um Feliz 2009 p vc . Bjks da mais nova amiga

Marisa Pimenta disse...

Nossa q bom poder saber quem vc é. Obrigada por seguir meu blog. Conheci hoje o seu e já gostei mto. Sua poesia é linda. Não escrevo poesias,gostaria,mas não tenho talento. Gosto de bons livros e de bons textos. Ainda não vi os outros blogs. Olharei com calma. Vou ser sua leitora, sempre. Um Feliz 2009 p vc . Bjks da mais nova amiga

Cleo disse...

Muito bom mesmo, o blog como um todo, os sonetos maravilhosos.
e seguir sonhando com um tempo de amor é o que faz a vida valer à pena.
Obrigada por acompanhar meu blog.

Um Feliz 2009 prá você, sucessos.
Beijos!
Cleo

Renata disse...

Gostei muitissimo do seu blog.

obrigada pela visita e por ser seguidor do meu blog!!!

é um grande prazer ter um otimo blog acompanhando o meu.

bjim

volte sempre

Paula Seymour disse...

Me agradei de "Súplica do Excluído"
e lembrei de uma obra de Candido Portinari - os retirantes..
retrata bem a sociedade brasileira..
mais o mais legal é q vc soube dar um toque de emotividade e isso faz toda a diferença.
parabéns. primeira vez q venho ao seu blog acabo de fazer um.
se puder visite tbm
desceopano.blogspot.com

Máah Castro disse...

Nossa...
parabens você escrerve muitissimo bem. É sentimento e vida em cada uma das palvras... ^^

Beijos

Sonia Schmorantz disse...

Talvez a nova semana tenha dificuldades, ainda assim haverá alegrias...
Talvez a nova semana tenha preocupações, ainda assim haverá soluções...
Talvez a nova semana traga alguns atritos, ainda assim trará o desafio do aprendizado do convívio...
Talvez não seja exatamente como a queremos, mas podemos nos surpreender e alegrar com o que nos trará.
Tomemos a nova semana com disposição de vivê-la do melhor jeito, de abraçar a parte feliz e de aprender com o que contrariar a nossa expectativa.
Tenhamos boa vontade com a nova semana e um sentimento de profunda gratidão à vida.
Um abraço

Marcela Brito disse...

André,

Esse soneto me encantou!!

Abraços...

ALGUÉM disse...

ADORO SONETOS....
CÁLCULO PURO...NÉ?

AH!
TEM POST NOVO!
FAZ VISITINHA...
BJÃO!

Tata disse...

Oi,

estou retribuindo sua visita lá no meu cantinho.... e ADOREI AQUI!!
Voltarei mais vezes!!!
bjinhos

Sonia Schmorantz disse...

Façam tardes as manhãs
Façam artes os artistas
Faça parte da maçã
A condenação prevista
Façam chuvas os Xamãs
Façam danças as coristas
Façam votos que esta corda
Não sabote o equilibrista

Façam Beatles "For No One"
Faça o povo a justiça
Faça amor o tempo todo
Que amor não desperdiça
Faça votos pra alegria
Faça com que todo dia
Seja um dia de domingo

Façam tardes as manhãs
Façam artes os artistas
Faça parte da maçã
A condenação prevista

Façam Beatles "For No One"
Faça o povo a justiça
Faça amor o tempo todo
Que amor não desperdiça
Faça votos pra alegria
Faça com que todo dia
Seja um dia de domingo

(Osvaldo Montenegro)

Votos de um lindo final de semana
Um abraço

Mixed-articles disse...

Mixed-articles

http://mixed-articles.info
http://license-to-rock.info
http://tamilthrill.com

Hi friend. I have added your link on my three of my websites... please add my three links
( http://license-to-rock.info , http://mixed-articles.info & http://tamilthrill.com) on your's. ..
Thank you ..Have a nice day

Hoping a reply from you friend :-)

CARLA ROCHA disse...

É sempre bom vir aqui, em todos os sentidos! Grande abraço!

nanda disse...

Gosto de poesia, mas sobretudo da que fala da realidade da vida, que destaca a diferença entre o ser humano... parabéns... gostei de vir aqui

Cristiane Marino disse...

Parabéns pelo seu blog! Adorei suas poesias...
É um grande prazer tê-lo como meu seguidor, me tornei sua seguidora também.
Um grande abraço
Cris

Mirse disse...

Que BELEZA esse post. Estou sempre do lado dos fracos, oprimidos e excluídos. Essa súplica é fiel, aos que com eles convivem.

Parabéns!!!

Abraços

Mirse

joão marcos disse...

o quadro de tarsilia,deu sertinho com esse soneto,cara ficol muito bom.



http://www.mundosubliminar.xpg.com.br
http://www.solendasurbanas.xpg.com.br

fatoseangulosbloginfo disse...

André,

Somente hoje conheci este soneto. É fantástico ... Expõe de uma forma insofismável esta realidade !

Aliás, conheci este soneto no espaço que tens no Blocos Online.

Um abraço.

Nelson

Anônimo disse...

Texto estonteneante nesta página, postagens deste modo demonstram valor a quem quer que reflectir aqui !!!
Realiza maior quantidade do teu sítio, a todos os teus leitores.

Maria Luisa disse...

Um grande abraço...e posta mais destas preciosidades ...

Postar um comentário